quinta-feira, abril 03, 2008

Robert Mugabe


Robert Gabriel Mugabe é o actual presidente do Zimbabué liderando o país desde 1980, primeiro como primeiro-ministro e desde 1986 como Presidente executivo. Nasceu no dia 21 de Fevereiro de 1924 na cidade de Kutama na Rodésia do Sul (actual Zimbabué) e pertencente à etnia shona.
Foi preso em 1964 devido às suas actividades politicas sendo libertado em 1974 altura em que parte para Moçambique onde lidera uma guerrilha que se opõe ao Governo de minoria branca de Ian Smith.
Em 1982 passa a liderar o país sozinho, rompendo a coligação de Unidade Nacional e pondo termo a uma ligação que imperava desde 1976 com a União do Povo Africano do Zimbabué.
Mesmo ao fim de 28 anos no poder poucos no seu círculo social e político conhecem o seu fétiche por roupa feminina. É comum encontrar-se num dos quartos privados da sua vivenda em Harare, pela noite dentro, afagando o seu corpo másculo, peludo e viril por baixo de roupa feminina de inquestionável bom gosto e importada da Europa. Certo dia foi surpreendido pelo sargento do seu batalhão de segurança privada frente aos espelhos do toucador, compondo as madeixas do seu postiço e apreciando a beleza do seu corpo em múltiplas perspectivas, enquanto cantarolava baixinho o "my heart will go on" do filme Titanique, imitando os trejeitos canoros de Celine Dion.
Robert Mugabe destaca-se também por governar o seu país com mão de ferro, restringindo as liberdades democráticas e impondo um sistema económico que tem levado o país à beira da ruína, nacionalizando várias indústrias ao mesmo tempo que expropriou várias terras dos seus proprietários originais e seguiu os seus planos de aumento de impostos e de controlo de preços alastrando, assim, o controlo do Estado sobre os diversos sectores da economia.
A sua cor preferida é o azul, gosta de missangas, livros de aventuras, floricultura e o seu prato preferido é frango assado à moda de Bullawayo. É muito supersticioso e afirma detestar pessoas invejosas e mal-humoradas.

Sem comentários: